PÓS IMPRESSIONISMO

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A luz e as cores foram os protagonistas da pintura europeia no final do século XIX e começos do século XX.
Para 1880, já se falava em Paris dos pintores das impressões, aqueles se transladaram suas oficinas às ruas, aos ares livre e à natureza para captar os efeitos da luz sobre a paisagem. Trata-se dos pintores da época da fotografia e as leis da cor.
Assombrados pela luminosidade e o movimento, realizaram suas obras no meio da paisagem natural ou naqueles recantos interiores onde a luz cobria toda a visão. Manet, Monet, Renoir, Degas, Cézanee, Pissarro e Sisley foram alguns de seus máximos representantes europeus.
Com um traço menos realista que o dos impresionistas, os pós- impresionistas surgem para meados da década de 1880 na Europa. A cor e luz também foram fontes de sua inspiração, mas com uma mirada mais crítica à sociedade burguesa, mais imaginativa e mais lúdica com respeito ao tratamento das formas. De aqui que também sejam conhecidos como expresionistas.
Esta corrente, os pintores mais importantes foram Redon, Vão Gogh, Toulouse-Lautrec, Denis, Rousseau e Gauguin.


Um dos pintores mais cautivantes do pós-impressionismo foi Vicente Vão Gogh. De origem holandês, Vão Gogh viveu na pobreza e só conseguiu vender um quadro em toda sua vida. Sua loucura, intermitente, segundo alguns autores, fez-se mais evidente com o suicídio de seu irmão. Apesar das adversidades que deveu enfrentar, em suas obras é possível interpretar a aguda mirada de um homem sensível e cheio de ternura de finais do século XIX. Entre os temas que pintou destacam o alinhamento na que caía o homem da era industrial, a deformação e a fadiga de seus corpos produto da exploração trabalhista, os sonhos do ser humano, a luminosidade da paisagem e o império do sol.
Sua visão crítica da sociedade burguesa, bem como seu talento para criar uma arte luminosa e criativo, fizeram das obras de Vão Gogh, um dos objetos de nossos dias.
Seu ponto de partida foi a natureza, especialmente o paisagismo do meio dia da França, em Arlés que era sua pátria espiritual. A natureza comovia-lhe profundamente, e esta emoção prestava força a sua fantasia para elaborar a impressão obtida.
Começa-se pela infrutuosa tentativa de querer seguir à natureza, mas termina-se limitando-se a criar com a paleta, e a natureza vem depois, dizia.
Vão Gogh pinta com pinceladas irregulares, linhas românticas entrecortadas, que manifestam a impaciência que lhe produzia sua exaltação interna. As cores puras iam depositando sua impressão sobre a tela, trabalhados com a mão, com a espátula, com o cabo do pincel, ou em muitos casos, espremidos diretamente dos canos.
Em seu desejo de manter a visão provocada pela primeira impressão, partiu da impressão cromática.
Pintura com cores puras, com o vermelho, azul e amarelo, especialmente com amarelo real; cores que ele sábia dotar de maior profundidade, de maior fogo que na realidade, cores que é sua fantasia ardiam de um modo excessivamente passional.

  
O pós-impressionista são artistas do final do século XIX e início do século XX, que deu-lhe uma determinada abordagem individualista Impressionismo, com o uso de capturar a vida real no seguinte acentuada, traços coloridos, mas estendendo seus limites, dando suas pinturas, mais emoção, subjetividade e expressão e foram chamados pela crítica de arte e artista português, Roger Fry, que era um grande admirador deste estilo.
o pós-impressionista incluem à Paul Cézanne (1839-1906).Representou o especialmente a natureza de uma forma simples, analítica e sólida, predominando a geometria nas formas, com a combinação certa de cores, dando um tom diferente de todos os ângulos.é considerado o antecessor do cubismo, sendo uma de suas mais representativas obras "Pinheiros e rochas".
Georges Seurat (1859-1891) conseguiu dar brilho às suas criações, por exemplo na pintura "Um domingo sobre a ilha de Grande Jatte", usando um método que o impressionista Monet porque ele tinha sido usado, mas não sistematicamente: é o Pontilhismo, que é colocado um ao lado do outro em todo o espectro de cores, fornecido, para dar um efeito de suavidade que era muito atraente para o espectador a distância.Também combinados e harmonizar formas.
Outros pintores impressionistas foram post, holandês Vincent Van Gogh (1853-1890), ele expressou em seu trabalha suas próprias cores atormentadas, puras e espírito de formas sinuosas;Paul Gauguin (1848-1903) com suas pinturas de ilhas e nativas que sabiam navegar o Oceano Pacífico, como "Mulheres de Taiti" e "Arearea" ou "Calvário de Breton".

 
Principais características da pintura:
 
  •  Interessados na construção da forma, o desenho e a expressividade dos objetos e figuras humanas.
  • Conciliação entre efeito volumétrico (violado o brilho de luz impressionista que quase tinha formulários eletrônicos) e o gosto puramente estético (Cézanne).
  • Concepção de caixa com base em órgãos rigorosamente geométricos (Cézanne)).
  • Uso de cores contrastantes para distendir e definir níveis e formas.
  • Efeitos pictóricos com base em pesquisas estruturais, espaciais e cromáticas.
  • Uso de cores puras, com grande carga emocional (Van Gogh) e modulado (Gauguin)).
  • Imaginativas criações com base em traços cursivas, tentando expressar a angústia e a desolação interior (V. Gogh).
  • Interessados em exótico (Gauguin) e as profundidades inferiores (Toulouse-Lautrec).
  • Criação de composições simplificadas e estático, olhando para a harmonia das massas cromáticas em perfis bem apertados (Gauguin). 
  •  Ultrapassou as tendências artísticas do impressionismo. 
  •  Utilização de cores vivas.
  •  Visão subjetiva do mundo. 
  • Uso da técnica do pontilhismo por alguns pintores pós-impressionistas, entre eles Paul Signac e Georges Seurat. 
  •  Tendência de experimentação da força da imagem, o contorno de segurança e a liberdade de cor.
 
Principais artistas
 
CEZANNE – FORMAS SIMPLIFICADAS
 
 
SEURAT – PONTILHISMO E MISTURA DE CORES

GAUGUIN – CORES VIVAS E PAISAGENS E NATIVAS DO TAHITI



 
VAN GOGH – PINCELADAS CURVAS, FORTES, ESPESSAS E GRANDE CARGA DE EMOÇÃO
 
  
TOULOUSE-LAUTREC – CENAS NOTURNAS E ESTILO GRÁFICO
 
 

 

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